segunda-feira, 19 de março de 2012

A nossa SMR!!!


A SMR (Semana Mundial do Rotaract) para o RCT Espro não foi "A Semana Mundial" e sim "O Mês Mundial".


Tudo começou com uma notícia que não tem nada haver com a SMR, mas que nos deixou muito felizes.. Que foi a publicação no Brasil Rotário de umas de nossas ações, a ação escolhida pela revista foi o ROTARAKIDS.


Na revista dizia assim: "Duzentas crianças do bairro da Mustardinha, na capital pernambucana, foram o centro de uma grande festa cm pula-pula, piscina de bolas, cama elástica, pipoca e pintura no rosto. Tudo organizado pelo pessoal do Rotaract Club do Recife Espro, PE (D. 4500), que contou com a parceria dos palhaços da Cia. do Riso, responsáveis pelas gargalhadas, e do Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário, que doou o material escolar presenteado aos pequeninos - que ainda ganharam brinquedos e livros." 


O mês de março para nós ainda veio cheio de acontecimentos inesperados, surpresas maravilhosas e números além do esperado. Para que vocês entendam o porquê de termos ficado tão felizes com o nosso projeto, vou tentar organizar as minhas emoções, que estão sendo contidas ao descrever tudo isso, e mostrarei com a maior clareza do mundo.. Prontos!?

O Outdoor..

Isso mesmo.. O Outdoor..
É com muito orgulho que informamos que durante o período de 12/03 a 25/03, o RCT Recife Espro parabeniza todos os Rotaract's Club's pelo seu 44° aniversário com um outdoor.. Sendo esse localizado na cidade do Recife, no bairro da Boa Vista, esquina com a Rua Dom Bosco.. 


Agradecemos imensamente a empresa Bandeirantes, que doou 75% do valor para que a divulgação do nosso aniversário fosse feito em grande estilo. Obrigada por acreditar em nosso projeto e consequentemente pela parceria com o RCT Recife Espro.

A divulgação nas faculdades..

Durante os dias 12/03 a 16/03 os nossos associados ministraram palestras em faculdades divulgando o nosso evento, falando sobre o que é o Rotaract e Rotary..

As palestras começaram no dia 12/03 na FAREC com Jamerson Silva e Nickson Souza;


No dia 14/03 na Faculdade Joaquim Nabuco com Maurício Filho, Rebeca Soares e Tatiane Alves;


No dia 15/03 na Faculdade dos Guararapes com Bianca Correia;


No dia 13/03 na Fundação Bradesco com David Gonzaga,


na Fama com Jéssica Mayara e Mayara Joplin,


na Faculdade Santa Helena com Silvana Maximiano, Carlos Alberyton e Nickson Souza;


e no dia 16/03 com palestras em um lugar que não poderia faltar..


 No ESPRO, com Jamerson Silva, Jéssica Mayara, Maurício Filho, Rebeca Soares e Silvana Maximiano.

Mas enquanto estava postando sobre as palestras, parei por um instante e pensei.. Será que os outros associados sentiram a mesma coisa que eu senti? Será que eles tiveram a mesma sensação da turma que eu tive!? Para não ficar na dúvida resolvi perguntar.. e a resposta não foi diferente do que eu estava pensando..

" O RCT significa a minha vida, porque a cada ação, a cada sorriso que eu consigo colocar no rosto de cada pessoa, isso alimenta minha'lma e me traz uma sensação muito boa, que chega a faltar palavras para descrever tal sentimento. Em uma das ações que participei pelo clube, cheguei e me emocionar com uma senhora que veio em minha direção e disse: "Oh meu filho, a vida não me deu nenhum fruto, mas hoje depois desses minutos conversando com você eu senti pela primeira vez o que é ter uma pessoa para conversar e para passar o tempo, que pena que essas ações acontecem poucas vezes, muito obrigado meu filho, hoje você deu muitas alegrias para o meu velho coração". Ao escutar esse depoimento o meu coração se encheu de alegria e eu comecei a chorar e vi que tudo que era mais importante naquele momento, era ver a alegria daquela senhora, e nesse dia eu já tinha conseguido o que eu queria, que era doar um pouco de mim para alguém que precisasse. Por esses e outros motivos eu tenho muito orgulho, mesmo, de gritar para todo mundo que EU SOU ROTARACTIANO/EU SOU RCT RECIFE ESPRO.. e não importa o cargo ou a comissão que eu faça parte, o sentimento é único e ele nunca vai morrer".
NICKSON SOUZA

"Podem até me rotular por ser Rotaractiana, podem até me evitar pelo que eu faço ao próximo, mas não podem me tirar o que eu ganho em cada ação, cada sorriso, cada abraço, porque o que realmente vale a pena eu faço e faço com muito prazer!".
SILVANA MAXIMIANO


"Não tenho palavras para descrever o que foi falar sobre mim para o pessoal da FG, falo sobre mim porque o RCT Recife Espro é isso.. Uma parte de mim.. e mais do que qualquer sentimento, qualquer pensamento que eu tive naquele momento, o que ficou gravado foi um pensamento/comentário que Marcos Macedo deu na sala de aula após a minha palestra, ele disse mais ou menos assim: "Isso serve não só para a gente ver que existem sim pessoas que fazem o bem, sem pedir nada em troca.. Mas mostra que quando a gente faz o que gosta, independente do que seja, a gente acaba fazendo bem.. e Bia nos mostrou isso com essa brilhante apresentação do que ela mais gosta". Confesso para vocês que ouvir isso e os aplausos da turma foi o melhor agradecimento/reconhecimento que eu poderia ter naquele momento".
BIANCA CORREIA




Mas a divulgação do nosso evento não parou por ai.. 

Graças a parceria com o RCT Vitória de Santo Antão, conseguimos divulgar na estação 101.1.. 
Onde os locutores diziam: "O Rotaract Recife Espro em parceria com o Rotaract Vitória de Santo Antão, convidam a todos para a ação da Semana Mundial do Rotaract. O evento acontecerá no próximo sábado às 14:00h no bairro da Mustardinha. Rotaract Clube Recife Espro: Unidos por um bem maior".

Sem falar na faixa feita para mostrar em alguns sinais da Av. Agamenon Magalhães..
 ..divulgando a importância de ser solidário  :)




E no dia 17/03 foi o dia tão esperado.. O dia da nossa ação..

Mas como a nossa ação só começava às 14:00h.. o que fazer durante a manhã!?
Pois bem caro leitor o RCT Espro não brinca em serviço e não gosta de moleza, cinco associados do clube foram na parte da manhã ajudar o nosso Rotary Padrinho no GATS: TREINAMENTO DE GOVERNADORES ASSISTENTES E EQUIPE DISTRITAL..





Enquanto isso a outra equipe, que contava com ajuda de três sócios do RCT Vitória de Santo Antão..


..montavam as tendas, confeccionavam os cartazes e faixas para convidar os moradores da Mustardinha.








Às 14:00h começou de fato a nossa ação da SMR..

Falamos sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).. Falando quais os tipos de doenças que podemos adquirir sem a devida prevenção, demonstração de como se colocar a camisinha corretamente, distribuição de livros educativos (sobre o assunto) e distribuição de camisinhas para os maiores de 18 anos.





Mostramos como pode ser feito papel reciclado em casa e a importância da coleta seletiva..







Demonstramos com exemplos práticos do dia-a-dia, como é fácil se alimentar corretamente com a tenda de  Reeducação alimentar.. Com amostras grátis de sucos, provamos que independente de colocar açúcar ou adoçante o gosto é o mesmo e que não tem mais desculpas para não utilizar o tão esquecido e quase que desprezado adoçante, além de dicas de geleias, sanduíches naturais para um lanche gostoso e saudável..








Levamos até os jovens da Mustardinha a oportunidade de se inscrever para o programa do ESPRO, e nada melhor do que mostrar exemplos reais de que é um local de capacitação para jovens seguro e respeitável, falo exemplos reais porque boa parte do clube saiu de lá. Muitas mães levaram seus filhos para fazer inscrição e assim despertar a vontade de crescer profissionalmente..







Aferimos a pressão de 110 pessoas e a taxa de glicose de 25 pessoas.. Graças a ajuda de Cibelle Assunção Técnica em enfermagem e a mãe da nossa associada Sandra Rocha.








Mesmo com a nossa tenda de reeducação alimentar, sabemos que nem todo mundo é adepto a essa prática saudável.. e por isso levamos duas opções bem diferentes de lanches para vender aos visitantes..
Em nossa tenda de lanches estava à venda: cachorro quente, salada de frutas, refrigerante e água.. Graças a mensagem deixada prezando a boa alimentação a salada de frutas saiu tão rápido, que não deu para todo mundo.





e assim foi..


.. a nossa SMR!!

.
.
.

Sim mas.. Você acha mesmo que acabou!?

Hum, pelo visto você ainda não conhece o RCT Recife Espro..

Desde quando a gente ia se dar por satisfeito de fazer "só" isso!? Nuncaaaa!!!

Desde o dia 11 de fevereiro estávamos arrecadando roupas e cobertores para o Asilo São Vicente de Paulo, descartáveis para o GAC e livros para a futura biblioteca no CSU da Mustardinha.. e vocês não tem ideia de quantas coisas nós conseguimos.. É com muita honra que digo tudo que nós arrecadamos:

Para o GAC: Conseguimos três meses de descartáveis.

Para o Asilo São Vicente de Paulo: Conseguimos.. 285 roupas para homem, 296 roupas para mulher, 94 roupas para crianças, 14 acessórios + biquíni + top mulher, 32 fraldas geriátricas, 16 pares de sapatos mulher, 08 cobertores, 09 bolsas mulher, 08 toalhas, 09 pares de sapato criança, 04 bolsas criança, 09 sapatos e acessórios homem. Obs: As roupas que não são para idosos serão doadas mesmo assim para o Asilo, proporcionando a possibilidade de fazer um bazar para arrecadar fundos (R$) para outras necessidades do Asilo.


Para a futura biblioteca na CSU da Mustardinha: Conseguimos 692 livros, além de uma biblioteca inteira só com livros infantis.





Obrigada a todos que ajudaram com os donativos.. Seja diretamente ou indiretamente..

São eles: Victor Hugo; Marcos Macedo; Maria Auxiliadora; Hortência Frutuozo; Eduardo; Rose Ferreira; Cecília; Simone; Karina; Rafael Andrade; Claudineide Maria e família; Vitor Cardoso; Sandra Magnata da Emlurb; Maurício Costa da Tronictel; Mercadinho da Economia; A equipe jurídica do EAS: Claudia Regina; Diego Fernando, Raquel, Cristina, Jonathan Silva entre muitos outros cujos nomes não foram citados, mas que fazem parte do agradecimento de nosso clube.




Agora sim..

E assim foi a nossa SMR!!


2 comentários:

  1. Podem ate me rotular por ser Rotaractiana, podem ate me evitar pelo que eu faço ao próximo, mas, não podem me tirar o que eu ganho em cada ação, cada sorriso, cada abraço, porque o que realmente vale apena eu faço e faço com Muito prazer

    Porque ser Rotaract Recife Espro eh issooo powww!!!

    ResponderExcluir
  2. Me desculpem a expressão, mas eu tenho que dizer que VOCÊS SÃO FODAAAA!

    ResponderExcluir