Essa semana é muito especial para toda família rotariana, em especial o dia de ontem. 24/10/2011 é o dia mundial de combate à Polio e o Rotary é um grande responsável por diversas vitórias em todo o mundo.
Em nosso país não é relatado nenhum caso de Poliemielite desde 1989 e na América do Sul em 1991. Apesar de estamos tanto tempo sem registro por aqui no nosso país a preocupação do Rotary vai muito além. O seu objetivo principal hoje é erradicar a Poliomielite em todo o mundo, é difícil, mas falta pouco.
"Graças ao Rotary e seus parceiros, o mundo já viu casos de pólio despencar em mais de 99 por cento, evitando cinco milhões casos de paralisia infantil e 250.000 mortes. Quando o Rotary começou seu trabalho de erradicação, a poliomielite infectou mais de 350.000 crianças por ano. Em 2009, menos de 1.700 casos foram notificados em todo o mundo.Mas os casos de pólio representado por que 1 por cento finais são os mais difíceis e caros para prevenir. Os desafios incluem o isolamento geográfico, a fadiga do trabalhador, conflito armado, e as barreiras culturais.É por isso que é tão importante para gerar os fundos necessários para End Polio Now. A falhar é convidar um ressurgimento da poliomielite que condenar milhões de crianças a paralisia ao longo da vida nos próximos anos.A linha inferior é esta: Enquanto a pólio representar ameaça para uma criança em qualquer lugar do mundo, todas as crianças - onde quer que vivam - permanecem em risco."
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido.*
Sinais e sintomas
Os sinais e sintomas variam conforme as formas clínicas, desde ausência de sintomas, até as manifestações neurológicas graves.
Na forma paralítica ocorre:
- Instalação súbita de deficiência motora flácida, febre e mialgia;
- acometimento de mais membros inferiores de forma assimétrica;
- diminuição ou abolição de reflexos profundos;
- sensibilidade conservada;
- persistência de paralisia residual (seqüela) após 60 dias do início da doença.
Período de incubação:
7 a 12 dias, variando de 2 a 30 dias.
Modo de transmissão:
Contato direto pessoa a pessoa, pelas vias fecal-oral ou oral-oral, esta última através de gotículas de muco da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).
Período de transmissibilidade:
Não se conhece com exatidão, o vírus é encontrado nas secreções da orofaringe após 36 a 72 horas a partir da instauração da infecção persistindo por uma semana, e nas fezes, por cerca de 3 a 6 semanas.**
O nosso Rotaract não está inerte, no dia 13 de Agosto realizamos a ação no nosso NRDC para vacinação das crianças do bairro da Mustardina contra a Polio.
Rotarianos australianos estão trabalhando com o Projeto Global Contra a Pobreza em um abaixo-assinado para convencer líderes mundiais a financiar completamente o trabalho da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio. Você pode assinar o documento clicando aqui.***
Para contribuir com a Polio Plus (fundo do Rotary para erradicar a polio) você pode clicar aqui.
Fontes:
*http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/area.cfm?id_area=1566
**http://portal.saude.gov.br/portal/saude/profissional/visualizar_texto.cfm?idtxt=32009&janela=1
***http://www.rotary.org/pt/MediaAndNews/News/Pages/111010_news_WPD_preview.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário